domingo, 18 de julho de 2010

Triste é não chorar..

Começo esse post de devaneio de domingo à noite (dia depressivo, eu sei, ainda mais quando toca a musiquinha do Fantástico!), citando mais uma música do meu compositor favorito, Nando Reis:


Triste é não chorar
Sim eu também chorei
E não, não há nenhum remédio
Pra curar essa dor
Que ainda não passou
Mas vai passar!
A dor que nos machucou
E não, não há nenhum relógio
pra fazer voltar... O tempo voa!

Eu sou uma chorona nata, fato. Choro dirigindo (quando toca aquela música de nostalgia), vendo filminhos românticos, novela, uma conversa mais densa, quando me decepciono, quanto estou muuuuito feliz, e agora descobri que até com "Sex and the City".

Mas como canta a música, "triste é não chorar", já que, como escreveu Caio Fernando Abreu, "ando bem, mas um pouco aos trancos. Como costumo dizer, um dia de salto 7, outro de sandália havaiana".

E a vida é assim, tudo muda a cada segundo e a todo instante. Até a Cássia Eller disse:

"Não é porque eu sujei a roupa bem agora que eu já estava saindo
Nem mesmo porque eu peguei o maior trânsito e acabei perdendo o cinema
Não é porque eu não acho o papel onde anotei o telefone que eu to precisando
Nem mesmo o dedo que eu cortei abrindo a lata e ainda continua sangrando
Não é porque eu fui mal na prova de geometria e periga d'eu repetir de ano
Nem mesmo o meu carro que parou de madrugada só por falta de gasolina
Não é porque tá muito frio,
Não é porque tá muito calor"

Mas chorar não traduz tristeza.. Parei com isso! Afinal, porque não deletar esta palavra do nosso vocabulário?

Hoje choro não mais de tristeza, mas com a beleza do sol; por aprender que sou forte porque simplesmente quero ser; que sou uma mocinha corajosa; por correr atrás no trabalho, sem medo de levar um não, afinal, eu corro é pelo sim; por acreditar todos os dias no amor; por ter amigas maravilhosas que compartilham comigo todo minuto de alegria, desabafo e o que tiver que vir; por ter um irmão (Marquinhuuuuus, coração de melão!) que cuida de mim mesmo de longe, meu sol; por acreditar que a família é a minha base e poder fazer dela sempre mais forte...

Acho que continuaria com esta lista infinitamente, mas confesso que seria meio enfadonho.. Não esqueçam: felicidade não é um estado de espírito constante, não um ser ou não ser, ela é composta por momentos que realmente nos permitimos!

Ainda quero a sorte de um amor tranquilo, com sabor de fruta mordida, não perdi o espírito Amélie Poulain dentro de mim, continuo gostando de ler, de ouvir jazz, de ir a cafés e comer os doces mais maravilhosos que ele fazem, tomar um vinho na lareira, conversar horas com as amigas.

Então, que seja doce. Repito todas as manhãs, ao abrir as janelas para deixar entrar o sol ou o cinza dos dias, bem assim: que seja doce!

Afinal, "Felicidade se acha é em horinhas de descuido", como disse Guimarães Rosa. E para aquele que cantou que "tristeza não tem fim, felicidade sim", que me perdoe! Mas a tristeza está out no momento!

3 comentários:

  1. Achei lindo, Kaw! É bom ver que ainda existem pessoas com esperança de bons sentimentos. É bom ver pessoas com pureza no coração!
    E é melhor ainda ver pessoas que sabem passar isso (com palavras, ou sons, ou imagens) pra frente!
    Um beijo,
    Erika.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Kaw..
    Mas infelizmente não tem como retirar a tristeza do nosso vocabulário..
    No meu caso acho que o choro vem em momentos de intensidade, tanto felizes quanto tristes e mesmo assim, choro mais por tristeza. Não porque eles acontecem mais ( porque não acontecem), mas porque quando acontecem são com mais intensidade que os felizes, me abalam mais. Graças a Deus os momentos felizes acontecem com mais frequencia!
    Mas admiro sua perspectiva!
    Beijão,
    Pha

    ResponderExcluir
  3. Ei Kaw, primeiro. Adorei você me citando, sério.
    Então, adorei seu post, gostei mesmo. Porém, acho que a tristeza não deveria ser tirada do nosso vocabulário, mesmo porque, para crescermos necessitamos de percalsos, principalmente quando queremos a felicidade verdadeira. Outro ponto é que amo esta esperança que vc passa, porque acho que sou assim também. E isso é tão bom, ver que existem pessoas como você e eu que sempre acreditam que há uma luz verde no fim do tunel.

    ResponderExcluir