quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Hibernar ou Florescer?


Ciclos se abrem e se fecham. Amizades, trabalho, família, amores e até a vida começam e terminam, mais do que isso, se transformam, criam novas faces, tomam novos rumos, e claro, sem qualquer tipo de aviso prévio.

Bem do jeitinho Nando Reis (Livre Como um Deus – Nando Reis), mando mais um desabafo... mais um “lavar a alma”.

Não fique triste assim
Não vale a pena

Há quem diga que tristeza não tem fim, mas a felicidade sim. Eu fico com as sábias palavras de Guimarães Rosa, “felicidade mesmo, ser feliz como estado permanente, não existe. Acontece em raros momentos de distração”. Nesse momento de metamorfose ambulante, alterno entre uma alegria extrema e uma tristeza profunda. Mas felicidade, ah, essa só aparece naqueles pequeninos e raros momentos, mas especiais, únicos.

Erros e acertos
São filhos do mesmo pai
E a mãe que fez a dúvida
Deu vida a certeza

Tudo bem, eu sei que penso demais. Mas confesso que tenho pensado ainda mais ultimamente. É aí que os pensamentos sombrios me encontram. As dúvidas surgem com tanta intensidade que dão nós e formam emaranhados nessa minha cabecinha inocente (e podem acreditar, porque que é inocência pura!). O que fazer? Como vai ser? Quando? Onde? O que será da minha vida? Do meu futuro? Acho que um desespero normal de recém formado...

O tempo há de mostrar
O mundo se transformar

E haja ansiedade que agüente. Mas vejo pequeninas transformações todos os dias. Por tempos decidi ficar naquela cadeira solitária sentadinha e esperando que as coisas simplesmente acontecessem ou talvez na minha clássica rotina à lá Amelie Poulain.

E haja paciência que agüente. Agora, resolvi agir, afinal, parar de se esconder é até bom de vez em quando!! Parar de hibernar.

Mais triste é quem diz
Que para um problema
Só existe a solução
Da matemática

Quem me conhece sabe que sou totalmente emoção.. embora a razão teime em aparecer de vez em quando! Como sofrem as pessoas sensíveis. Ás vezes a depressão e a solidão insistem em me fazer uma visita, mas dispenso-as rapidinho, e elas, mesmo relutantes, vão embora.

O que me faz feliz
São coisas pequenas
Um lindo arco-íris
Riscando o fim de tarde

As coisas pequenas não só me fazem feliz, mas gosto mesmo é dessas coisinhas simples e cotidianas, esses são os meus momentos raros de felicidade. Uma árvore florescendo, uma criança sorrindo, ou o melhor, quando estou dirigindo para o trabalho e toca no rádio a minha música favorita! Ahh, que felicidade!

E eu olho pra você
E vejo toda a graça
Seus olhos brilham pretos
Seus lábios sem palavras
Seus gestos com timidez
Seus dedos bem pintados
Seu rosto sem segredos
Sorrindo leite em lágrimas

O mundo realmente dá voltas. Vira ao contrário e demoramos para reparar, isso quando reparamos. Pessoas cruzam nossos caminhos novamente, mas desta vez, totalmente especial, colorindo aquele céu cinza, fazendo tudo ter cor, e quando me dou conta, já estou cantarolando ao volante, ou suspirando de saudade daquele olhar de cílios pretos.
Guarde esse amor
Ele é todo seu
Lindo como a flor
Livre como um Deus

O amor! Acho que dessa vez ele poderia aparecer. E se tudo continuar assim tenho certeza que vai. Livre, lindo, com sabor de fruta mordida... É a minha sorte de um amor tranqüilo que finalmente resolveu aparecer! Obrigada Cazuza! Obrigada Deus!

Assim, resta somente saber: hibernar ou florescer? Antes só hibernava, mas agradeço a cada instante por me fazer ver o sol, afinal, flores precisam de sol, e enfim poderei florescer novamente!

5 comentários:

  1. Hibernar ou florescer, realmente esta pergunta me incomoda todos os dias, agonias e desesperos são constantes na nossa vida, o que faz pensar que hibernar é a solução, o refúgio para todos inconvenientes. Entretanto, não poderemos caminhar para frente, se não olharmos para trás e vermos que vencemos obstaculos, e pelo simples ato de fazermos isso, já florecemos. Kaw, adorei seu post [como sempre]. Continue assim!

    beijoooo

    ResponderExcluir
  2. Que lindo ver o seu blog florescer! Sua alma deve estar florescendo de alegria tbm! Que as novas cores e aromas dessa nova estação de sua vida possam ser sentidos à distância por todos so seu redor!
    Um bjo!!!!

    ResponderExcluir
  3. que bom que você decidiu parar de hibernar..rss
    Tah na hora mesmo de florescer, e deixar que as flores que cultivou todos esses anos floresçam e deixem sua vida mais perfumada, e algumas dessas flores daram deliciosos frutos que deixaram sua viada mais saborosa alem de perfumada.
    é claro qua as vezes a chuva vira para alagar seu quintal de flores, mas logo o sol aparece, e as aguas queficaram seram apenas para regar as plantas, que ficaram cada vez mais fortes, coloridas e perfumadas.
    Que o sol sempre ilumine seu quintal!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ahhhhh...FLORESCER!!!:)FLORESSSCERRRRR, amigaa!!!E muito!!!;)
    Porque NÃO somos flores de plástico!!!
    Temos cheiro de VIDA e a FELICIDADE vai fechar essas feridas, esses cortes!!!

    ♫Flores
    Flores♪♫

    Fico tão emocionada ao ler este post!Este, com certeza, é um dos momentos (cada vez menos raros, graças a DEUS!) de felicidade. Uma felicidade de te ver assim! De poder compartilhar mais este momento! Simplesmente. Simplesmente assim. Ah, flor do meu coração!:)
    Somos só coração! E, por ser coração,tantas vezes a admirei (e muito!) por sua "racionalidade" ante situações difíceis, tão duras conosco, situações desta vida passageira. Enfim! Mesmo sabendo do seu lado coração, obviamente. Você é uma guerreira, amiga!
    Admiro você imensamente! Beijinhos mil, milhares, milhares!!!Flor!:)

    ResponderExcluir
  5. Concordo com as vossas belas palavras, exceto que o amor pode ser esperado. Não, isso não. O amor é um sentimento matemático mesmo e tem duas alternativas exatas: Existe; Não existe. As decorrências desse sentimento é que são inexatas, mas o amor é imutável. Ah! Não concordo com o Guimarães Rosa também. Sou feliz quase o tempo todo e triste às vezes por perturbações externas. O fato de ele e a grande maioria não terem encontrado o caminho, não quer dizer que ele não exista. Existe sim e é bem delineado, mas isso é uma longa história...

    ResponderExcluir