terça-feira, 23 de março de 2010

A vergonha BBB

Resolvi escrever este post com um velho amigo que há tempos não aparecia por aqui: bem vindo, Arnaldo Jabor, porque realmente "Faz Parte"!

"Triste país este em que pessoas como Kleber viram ídolos. Sem ter feitonada de bom, apenas por que fracassaram na tentativa do mal, sãojulgados inocentes.

Apenas por cometerem incontáveis erros de português, são julgados puros.

A desinteligência é confundida com qualidade, com algo a ser valorizado.

Pela sua ignorância e falta de estudo, imediatamente julga-se que nãoteve oportunidades, sem levar em conta a realidade de fatos. Pessoas identificam-se e pronto. Alguém lhe perguntou por quê não estudou ? Não,apenas constatam que o brasileiro típico não tem estudo, é ignorante eponto final."

Sempre repito que a educação é a base de tudo. E é essa educação, com esses exemplos que queremos criar nossas crianças?

"Triste país este que nunca soube votar, que se deixa levar pelasaparências, pela casca, como se conteúdo fosse o que menos importasse..."

Quantas vezes não vemos denúncias de políticos corruptos que todos os dias saem impunes? E são os mesmos que elegemos pra nos representarem e nos defenderem. Quanta falta de vergonha.

Não há como ter fé nas pessoas. Não há como ter fé nos nossos governantes. Não há como ter fé na mídia manipuladora. Há como ter fé em um jogo de vale tudo por dinheiro?

"Triste país em que um aproveitador barato vence um trabalhador, motivado apenas por preconceito.

A votação do BBB, mais do que uma etapa num programa de TV, mostra alamentável radiografia de um país superficial, em que a malandragem sempre predomina em detrimento ao caráter, à integridade, ao produzir.

Hackers de última hora modificam o percentual de votações, esfregam nacara dos internautas, e nada é feito.

Alguma semelhança com Brasília ?"

O Big Brother é um show: são 55 câmeras de alta tecnologia observando os seus participantes selecionados a dedo circulando por uma casa de alto luxo, com direito a academia, piscina, jacuzzi, festas nos mais altos padrões, presença de ilustres celebridades, shows particulares, até mesmo internacional (pra quem não se lembra do Coldplay!).

Mais o maior show não há dinheiro no mundo que pague. Falta de caráter, grosserias, ausência de humildade, urbanidade, dignidade e quantos mais ades forem possíveis enumerar.

Aqui se mostra que não há caráter, valores, princípios. Existe estratégia. Somente isso vale um milhão e meio de reais.

O Big Brother é um jogo: o jogo da vida.

"Infelizmente não é mera coincidência... Ídolos de barro são construídosnum piscar de olhos, o corpo, o rebolar, são sempre mais valorizados doque o caráter de um ser.

Vê-se o país em que hoje vivemos : Um enorme potencial desperdiçado. Um povo que poderia ser vencedor, íntegro, trabalhador. Mas a indolência, amalandragem, a falsa pureza é que são moedas correntes num mercadoinexplicável.

Kleber promete que se ganhar dá dinheiro aos outros participantes. O povo o aplaude. Já na primeira prova vende sua participação em troca deum carro usado. O povo aplaude as falcatruas expostas, acostumado que está...

Trata mulheres como objetos usáveis e descartáveis. Refere-se à Xaianecomo "cascuda para o ato" utiliza, descarta, fala mal dela para todos,parte para a próxima. O público, ao invés de castigar a cafajestagem,transforma-o num astro de última hora...A própria Xaiane ? Que vergonha! ? Apóia o mau-caráter.

Um simpatizante ameaça na net que todos que falarem mal do moço vão receber vírus em seus computadores. O servidor da Globo emperra, impedindo-nos de votar no domingo pela eliminação de Kleber, e na terça-feira, a favor de André ou Vanessa. Manipulação explícita ? O malvence e o bem sai, com um sorrisinho amedrontado.

Kleber dentro da casa chora de saudades dos pais, promete que farácaridade com o dinheiro, que ajudará outros participantes, que Maria Eugênia (boneca fabricada, cabeça de lata, como ele) o acompanhará até o fim.

Bastou anunciar-se o resultado e tudo mudou : Maria Eugênia foi "deixadapara depois", Bambam sai da casa e só após longuíssimos minutos sedivertindo com a galera é que foi dar um abracinho mixuruca nos pais...Seu grito com a galera ? "Nós vamos curtir muito com esta
grana" Ué, e acaridade ?

E a promessa que fez, ao vivo na noite de domingo, de que ficaria 12 horas de joelhos ? Onze eliminados. Alguns ruins, outros bons. Os outros dois finalistas, mais humanos e autênticos.

O ídolo de barro ganhou. É burro, ignorante, não tem cultura. Mas foiespertalhão, soube ludibriar o público com um "jeitinho humilde"inventado e aperfeiçoado, com um discurso demagógico que qualquer olhar mais atento desmascara.

Triste país este. Após a vitória de Kleber, ficou ainda mais triste ser brasileiro."

A cada dia fica mais triste ser brasileiro. E a cada edição muito, muito mais envergonhados. Obrigada às Lias, aos Dourados, aos Cadus por nos mostrarem que o mal sempre vai imperar. Que ter coração bom, ser digno e ter caráter não importa se não tivermos estratégias. Por dizerem às nossas crianças "joguem, sejam maus, porque assim vocês se darão bem, e quem sabe com essa escola de Brasília televisiva não chegaremos ainda mais longe???

Obrigada mestre Bial. Aliás, qualquer semelhança é mera coincidência.

Um comentário:

  1. Kaw, este superou, realmente, este BBB mostra que a maldade está imperando. Não minto, se eu falar que não assisto, porque é um programa que é manipulado para atingir picos de audiência. Não representa a população, mesmo que digam isso, não representa. Temos que apenas lamentar por isso.

    ResponderExcluir