quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O Homem Perfeito


Um dos filmes que vi mais vezes (para o desespero da minha irmã!) chama-se "Paixão de Aluguel", no título original "The Perfect Man". A história é sobre uma filha que, cansada de mudar de cidade a cada relacionamento frustrado de sua mãe, inventa um homem perfeito pra que ela se apaixone e elas finalmente não mudem mais, podendo ter uma vida normal.

Mais um exemplo. Hoje fui ao cinema assistir "Novidades no amor". Filme excelente, imprevisível, engraçado e com aquele cara que faz a gente pensar que o mundo é cor de rosa.

Deu pra entender? O cinema, os livros, as novelas, as propagandas, tudo nos leva a crer que o homem perfeito existe. Bobagem. Pura utopia. Até a minha escritora favorita, Jane Austen, tentou me enganar (Nada de Mr. Darcy, meninas!). Acho que até meu conceito de perfeição (perfeito é quando aceitamos a pessoa tal qual ela é) já caiu em desuso.

E quando ficamos encantadas com o convite de um cineminha cult?
E quando nos acompanham em shows que nem ao menos conhecem o artista?
E quando aparecem de surpresa com aquele chocolate?
Só tenho uma coisa a dizer: propaganda enganosa, e expressamente proibida pela legislação brasileira, mais especificamente, no nosso Código de Defesa do Consumidor.

Claro! Mais hora, menos hora, os mocinhos mostram que não caíram de cabeça na sua vida vindo diretamente de um romance Hollywoodiano.

Mas o que seria do amor se ele fosse apenas açúcar??? As pessoas não se conheceriam, um não faria o seu par crescer e nem querer se tornar uma pessoa melhor. Pois é isto que acontece. Gosto de quem me faz crescer, me faz ver que erro, mas que graças a ele eu quero ser alguém melhor, que me faça me sentir viva, que faça meu mundo ter cor! E não só açúcar...

Como cantou a Roberta Sá em seu "Samba de Amor e Ódio",

Não há o bem sem o mal
Nem há amor sem que uma hora
O ódio venha
Bendito ódio,
Ódio que mantém a intensidade do amor
Seu ardor, a densidade do amor, seu vigor
E a outra face do amor vem a flor
Na flor que nasce do amor

Então que se misture o açúcar, o sal, a pimenta e tempere o amor! Porque aí sairá da vida não o homem perfeito, mas o homem real, que vai ser motivo de briga muitas vezes, mas sempre estará lá pra secar suas lágrimas e fazer um cafuné até que você pegue no sono...

2 comentários:

  1. Cada um tem o seu homem perfeito, ou a sua mulher perfeita. Porque a perfeição é adaptável a cada um de nós, e cada um tem o seu jeito de enxergá-la. Adorei o post, como sempre!!! Bjos!!! Principe.

    ResponderExcluir
  2. A perfeição existe para os que se contentam com pouco. Pense nisso.

    ResponderExcluir